LinkedIn – Muito Além de Uma Vitrine Profissional

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Estamos num momento em que o “boom” do Marketing Digital foi tão rápido quanto o piscar de olhos. E com essa tendência a forma de nos posicionarmos neste ambiente digital também mudou, através das redes sociais obtivemos a liberdade para expressar nossas opiniões, crenças e valores numa escala imensa.

Através do LinkedIn, temos uma grande aventura no ambiente Digital/Corporativo, uma rede social com foco em profissionais de todo o mundo, com a missão de nos “tornar mais produtivos e bem-sucedidos” por meio das conexões que fazemos. Atualmente a rede possui mais de 364M de usuários, o Brasil detém a 3ª posição no ranking dos países com mais usuários (+21M).

Quadro Global de Membros do LinkedIn
Última atualização: 30/04/2015

 

Tenho notado que uma grande parcela dos usuários ainda possuem a percepção de que o LinkedIn é [apenas] uma vitrine profissional e por isso se valem de “merchandising digital”, concentrando ações de ‘faceamento’ do seu perfil. Preenchem quase todo o perfil, porém não passa de um CTRL+C e CTRL+V do currículo e não fazem mais nenhuma alteração, fica estático, afinal “em time que está ganhando não se deve mexer” [será que está ganhando mesmo?].

Mas não quero me ater a como desenvolver seu perfil, gostaria de ir além disso, creio que alcançaremos o máximo potencial desta plataforma quando despendermos esforços na gestão de nossas conexões.

De que forma podemos nos tornar mais produtivos e bem-sucedidos? Pelo simples fato de ter um perfil? Alcançando mais de 500 conexões?

Temos que manter uma relação mais próxima com as nossas conexões, não me refiro só ao encontro pessoal (se possível, é extraordinário!). A partir desta relação de troca entre conexões haverá um desenvolvimento das partes evolvidas para alcançar os objetivos de cada um.

Esta semana li uma frase que expressa muito bem este ponto:

4 MANEIRAS DE FORTALECER A RELAÇÃO COM SUAS CONEXÕES

ENCONTRE GRUPOS: Participe de grupos sobre o seu segmento de mercado, cargo, sobre carreira. Mais importante do que ter muitos grupos é interagir com eles, assim você se desenvolverá através das discussões.

MANTENHA CONTATO COM SUAS CONEXÕES: Em que você pode ajuda-los? Há alguma coisa que você poderá contribuir, lembre-se nem todos são do mesmo segmento/área que o seu, nem todos possuem a mesma expertise que a sua.

COMPARTILHE: Dicas de leituras, notícias do seu segmento/carreira/profissão, um artigo inspirador, apresentações, vídeos, cursos, tudo o quanto você julgue que tenha valor para suas conexões.

GOSTE, COMENTE, COMPARTILHE ATUALIZAÇÕES DAS SUAS CONEXÕES:demonstre as pessoas o quanto elas contribuíram para o seu desenvolvimento por meio do conhecimento compartilhado. Você não faz ideia do que uma palavra incentivo pode fazer.

Interação é a regra do jogo.

Troque experiências, mesmo no atrito entre opiniões pode surgir faíscas que inspirarão a muitos. Grandes ideias surgem da fusão de ‘meias-ideias’ desenvolvidas por duas, três, quatro cabeças.

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Artigo publicado originalmente na Plataforma de publicação do LinkedIn

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