Melhores Práticas para uma Foto de Perfil no LinkedIn

Tempo de leitura: 5 minutos

Por incrível que pareça este é um assunto que tem que ser abordado. É algo tão básico, alguns podem pensar, porém se pesquisarmos alguns perfis no LinkedIn, nos depararemos com muitos deles sem foto e estão com aquele avatar padrão da rede.

É difícil estipular ao certo os motivos por trás deste avatar, posso arriscar: criou o perfil e preencheu alguns dados básicos [como se a foto não o fosse?!]; se acha feio(a); ou ainda não tem nenhuma foto que julgue adequada.

Tenho um recado para aqueles que ainda não possuem uma foto de perfil:

[Tweet “Perfis com foto tem 14X mais chances de serem visualizados do que os que não possuem!”]

Quando se trata de foto de perfil, ainda não sei o que é pior, não ter uma foto ou alguns erros comuns encontrados na rede como os citados abaixo.

Principais erros em uma foto de perfil no LinkedIn

Usando adereços: fotos com óculos escuros não passam uma boa imagem tratando-se de um âmbito profissional, já adereços que chamam muita atenção ou o excesso deles tirará o foco do que importa, o seu rosto.

Acompanhado: foto com amigo(a), namorado(a), esposo(a), cachorro, gato ou papagaio não é adequada porque o perfil é pessoal e a pessoa que deve estar na foto é apenas você.

Resolução muito baixa: evite fotos com resolução muito baixa ou recortadas de uma foto maior, pois ela ficará ‘pixelada’ e por muitas vezes não é possível reconhecê-lo(a).

Recortadas com partes de outra pessoa(s): não adianta, ainda é possível ver ou o ombro ou a mão da pessoa que estava ao seu lado.

Síndrome da 3×4: é sério! Ainda vejo muitos perfis com fotos 3×4, creio que por correlacionarem uma rede profissional com CTPS ou ficha cadastral de empresas, optam por uma foto padrão.

Não estou batendo martelo sobre um padrão de foto, como terno e gravata ou terninho feminino, longe disso.

“A foto tem a funcionalidade de identifica-lo para alguém de sua rede ou um futuro contato” – Andrio Ferreira

A melhor dica que dou é destacar o seu rosto, pois todos querem criar um link entre um nome e uma foto.

Pode ser com uma câmera semiprofissional, uma foto profissional ou com um smartphone.

A questão de resolução e outros aspectos técnicos não vou levar em conta, porque não é a isso que quero me ater e sim em uma foto que destaque o seu rosto.

Dicas muito bacanas do Guy Kawasaki e da Peg Fitzpatrick no livro The Art of Social Media – Power Tips for Power Users:

Dê atenção ao seu rosto

guy-kawasaki-square-626x630

Um bom avatar possui 2 aspectos:

  1. Ele valida quem você é através de uma imagem (foto), assim as pessoas podem ver qual dos Andrio Ferreira se trata.
  2. Seu rosto transparece muito em relação a que tipo de pessoa você é. Por isso seu avatar não deve mostrar sua família, amigos, cachorro, ou carro, muito menos usar logo, a não ser que se trate de um perfil organizacional.

Atente-se a apenas 1 foto

Sua foto é o seu logo nas mídias sociais, então use a mesma foto em todas as redes. Isto ajudará as pessoas a lhe reconhecerem e saberem que @andrioferreira no Twitter é a mesma pessoa em +AndrioFerreira no Google+.

Use Assimetria: simetria faz com que sua foto seja menos interessante, então não deixe seu rosto exatamente no meio.

Use Luz a Seu Favor: a fonte de luz deve sempre vir de sua frente, dessa forma seu rosto será destacado.

Pense Grande: faça um upload de uma foto de pelo menos 600 pixels de tamanho.

Tire um #SelfieProfissional

tirar_selfie_profissional

Com o intuito de desmistificar a questão de que para ter uma foto “respeitável” no perfil do LinkedIn é necessário contratar um profissional, o LinkedIn criou um tutorial de como tirar uma foto bacana usando o seu smartphone.

São 7 dicas:

  1. Preste atenção ao seu redor: procure um fundo limpo e de preferência sem objetos.
  2. Use luz natural: evite usar o flash, lembre-se que a fonte de luz deve vir de frente ao seu rosto.
  3. Use a câmera certa: tanto uma câmera quanto um smartphone podem ser usados, mas verifique a resolução.
  4. Pense no ângulo: eleve um pouco a câmera e olhe para cima, isso realça mais o seu rosto.
  5. Atente-se ao que está vestindo: o foco é seu rosto, então evite roupas e acessórios que desviem o foco.
  6. Não centralize: não centralize o seu rosto.
  7. Fuja dos clichês: evite fotos com biquinhos, beijinhos, ou na academia e etc.

É importante pontuar que se você é fotografo, publicitário, estilista, profissional de moda, artista e quer mostrar criatividade, também, através de sua foto, tenha a liberdade de fazê-lo.

[DICA BÔNUS] Busque alterar a sua foto de perfil a cada 3 meses, isso demonstra que você realmente se importa com sua imagem e demonstra à sua rede que você se importa em manter o perfil sempre atualizado.

Ter uma foto de perfil que apenas você apareça na foto, que destaque o seu rosto, com uma boa resolução e atualizada ressalta que você despendeu seu tempo, sem contar a relevância de ser identificado com sua imagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *