Nome e Sobrenome no LinkedIn

Tempo de leitura: 2 minutos

Como o título deste artigo já descreve o assunto é sobre os campos de Nome e Sobrenome no perfil pessoal no LinkedIn.
Bom, parece óbvio o que se deve inserir nestes campos, você deve estar pensando. E deveria, mas como sempre encontramos usuários tentando “usufruir” ao máximo dos espaços e caracteres disponíveis em cada seção do perfil para acrescentar mais informação [que julgam relevantes].
Ainda pensa que devo estar exagerando ou brincando não é, então dá uma olhada neste exemplo abaixo:
nome-contatos
Estes campos devem conter nomes e sobrenomes. Isso porque é a função destes campos identificar os perfis e indexá-los numa pesquisa por nomes.
Mas quem me procurará por nome no LinkedIn?
A resposta é muito simples aqueles a quem você conheceu em um evento, congresso, curso ou workshop em que trocou o seu cartão de visitas, ou simplesmente falou o seu nome.
Ou um recrutador que está com seu currículo em mãos, recebido através de uma indicação ou encontrado em um site de vagas.
E até mesmo um potencial cliente ou qualquer pessoa que ouviu seu nome ser mencionado em um vídeo, artigo ou por um colega.
Em todos estes casos, a busca a ser realizada no LinkedIn será pelo Nome e Sobrenome, ou seja, se aqueles campos que são exclusivos para tal estiverem poluídos com outras informações, o seu perfil não será encontrado.
Há também um campo opcional relacionado a nome e sobrenome que é o NOME ANTERIOR (Former Name em inglês).
Este campo é direcionado a inclusão do sobrenome de solteira de uma profissional. Caso ela seja conhecida por aquele sobrenome e após casada altera ou recebe o sobrenome do marido.
Claro que isto é muito mais comum nos EUA e atualmente mesmo por aqui não há tantas alterações de sobrenomes devido a casamentos.
Ao inserir este campo, ele aparecerá no seu perfil entre o nome e sobrenome, conforme a imagem abaixo:
uso-do-former-name
Porém há outra utilidade para este campo, caso você seja conhecido por um apelido é neste campo que você deve inseri-lo. O que estou me referindo é apelido conhecido no meio profissional e de trabalho.
É muito comum profissionais de publicidade e que trabalham em agências de publicidade serem conhecidos por apelidos (Cadu, Dudu, Pepe), sem contar em outros segmentos de mercados, como o farmacêutico onde Key Accounts sempre possuem um apelido.
Portanto inserindo corretamente o nome e sobrenome em seus devidos campos e se por ventura também um apelido, isso garantirá o sucesso do seu perfil ser encontrado numa pesquisa por nome e/ou apelido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *