Sabe o que é Título Profissional no LinkedIn?

Tempo de leitura: 2 minutos

Muitos ainda não sabem o que é o Título Profissional no LinkedIn e nem fazem ideia do quanto este campo pode ajudá-lo.

Este campo é o que fica abaixo do nome no perfil.

Podemos ver aos montes, títulos como : “Analista XYZ na EMPRESA S/A” ou “Gerente na CORPORAÇÃO LTDA”. Sim, estou falando deste campo que aparece logo abaixo do seu nome quando realizamos uma pesquisa.

Mas não temos que colocar o nosso cargo atual? Não necessariamente.

O título profissional no LinkedIn é o seu SLOGAN.

O que quero dizer é que você também pode colocá-lo, porém aconselho acrescentar áreas em que atua e palavras chaves de sua área, no entanto não se deve colocar palavras aleatórias para preencher este campo.

Este é o meu título profissional:

E aqui tem outros títulos profissionais bacanas, em que você poderá entender o que quero dizer:

Aconselho declarar o que você faz, em que área atua, qual sua expertise, de forma que quando seu perfil aparecer em pesquisas, tal campo sirva de Call To Action [Chamada Para Ação], ou seja, para despertar o interesse, de quem está pesquisando, pelo seu perfil e o visite e verifique mais informações sobre você e o que faz.

Mas como desenvolver um título profissional que chame atenção, simples, crie vários e os teste.

Sim, isso mesmo. O seu perfil deve ser dinâmico, altere quantas vezes desejar, mas observe se houve um aumento nas visualizações de forma que você possa correlacionar com a mudança deste campo.

Peça feedback de seus colegas de trabalho, amigos. Alterei algumas vezes o meu título até começar a receber convites e mensagens de pessoas que se interessaram pelo meu título atual, principalmente por esta primeira parte: “Desenvolvendo Marcas Pessoas no LinkedIn”.

E percebi que há uma boa receptividade e desperta a atenção ao se fazer uma ‘declaração’, dizer claramente qual é o seu OBJETIVO: seja profissional, de vida ou na rede.

Ah! Por último, mas não menos importante, as palavras descritas no título profissional também são indexadas nas buscas, de forma que ajude nos filtros de cargos, áreas e expertises.

É você descrito profissionalmente em 120 caracteres.

São apenas 120 caracteres, então use-os sabiamente. Um site muito bacana para você usar para construir o título é o WordCounter (http://wordcounter.net), pois o mesmo conta quantos caracteres e palavras contém no texto que você insere nele.

Portanto pense bem em como estruturar seu título profissional para que contenha, sua profissão, área de atuação, expertises e palavras-chaves pertinentes ao seu objetivo na rede, tais como networking, recolocação e/ou gestão de sua marca pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *