Uma Rede Social chamada LinkedIn

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Hoje o LinkedIn é a maior rede social com foco profissional para manter e criar network, além de gerar interação entre profissionais de diversos setores. Atualmente o LinkedIn possui mais de 347 milhões de usuários a nível mundial (a marca de 300 milhões de usuários foi estabelecida em abril de 2014).

Estimasse que no Brasil há mais de 20 milhões de usuários da plataforma (número alcançado no início de fev’15), fazendo com que o Brasil se mantenha como o 3º país com maior adesão ao LinkedIn, perdendo apenas para Estados Unidos e Índia, respectivamente.

A missão do LinkedIn é clara:

Conectar profissionais do mundo todo, tornando-os mais produtivos e bem-sucedidos

A rede nos oferece grandes recursos que nos ajudam a nos conectarmos com pessoas, vagas, visualizar notícias [do nosso interesse] e atualizações de empresas ou contatos importantes para prosseguirmos com nossos negócios e objetivos.

Não se trata de uma rede para ser lembrada apenas quando se perde o emprego ou o está busca de outro, pois se esta não é sua principal função e sim a interação entre os usuários.

A troca de informações, o compartilhar de conhecimento, os debates em torno de um assunto que beneficia a todos que estão ligados direta ou indiretamente, a abordagem digital que se prolonga para a vida real, de forma que fortaleça [ainda mais] a relação criada e cultivada.

No início de 2014 o LinkedIn traçou o perfil dos usuários no Brasil, os quais destaco alguns pontos:

  • 2 em cada 3 usuários tem diploma universitário;
  • 99,7% utilizam a plataforma por motivos não relacionados à busca de empregos (o que quebra o estereótipo);
  • 60% acreditam que investir tempo no LinkedIn os torna mais bem-sucedidos (a missão está sendo cumprida);
  • 3 em 4 consideram o LinkedIn uma fonte confiável de informações de indústria e de empresas.

Segundo dados do The Sophistcated Marketer’s Guide to LinkedIn:

  • LinkedIn lidera a geração de trafego para sites corporativos;
  • 50% dos usuários estão inclinados a comprar de uma empresa a qual eles interagem na plataforma;
  • 91% dos Profissionais de Marketing usam o LinkedIn como uma plataforma de distribuição de conteúdo;
  • LinkedIn gera mais trafego para blogs corporativos do que Facebook, Twitter e Google Plus combinados.

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Esta rede pode e vai contribuir muito para o seu desenvolvimento profissional e alavancar novos e potenciais negócios, mas a rede não o ajudará com seus objetivos sem que você se dedique e interaja com este universo social-corporativo.

Deixo duas dicas sobre LinkedIn expressadas por experts em mídias sociais:

 

Para mim, as outras redes sociais podem ficar com os gatos, os memes e os ‘rsrs’. O LinkedIn é o lugar certo para conteúdo e conexões. Como um profissional de marketing, isso é o que mais me interessa e o LinkedIn me fornece isso todos os dias. Se você não acompanha o setor com o LinkedIn Pulse, ficará por fora do que está acontecendo no mundo digital.

– Jay Baer – Estrategista de mídias Sociais

 

Se você quiser se firmar como líder e/ou ser visto publicando um ponto de vista com conteúdo,há muitas vantagens na proposta do LinkedIn. Com o LinkedIn, há uma oportunidade de divulgar conteúdo nativo com maior precisão, devido aos dados disponíveis e o tipo de conteúdo apresentado. É uma combinação perfeita de público e conteúdo, o que é muito difícil.

– Nate Stricker – Diretor de clientes, estrategista

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